Genealogia Emerim

PARTICIPE DA COMUNIDADE EMERIM NO ORKUT


http://www.orkut.com.br/Main#Communities




Valmir (Formiga) , Tamara filha e seu neto Lucas 24/12/2012

                            Familia Emerim ou Emmerich

                                   Quando e onde

               Investigando as coincidências de datas chequei a conclusão que o 1º Emerim ou Emmerich chegou, com sua família, no navio Harmonie, a 24ª leva de imigrantes alemães. Seu capitão foi Cornelius e tinha como comandante do transporte Georg Anton von Schaeffer.

         O navio partiu do porto de Bremen em 03/1828 e chegou ao Rio de Janeiro em 2.7.1828. Do Rio de Janeiro rumou em 28/10/1828 para Nossa Senhora do Desterro,hoje Florianópolis, chegando em 12/11/1828, fixando residência na localidade do Loro em São Pedro de Alcântara-SC.





     O Começo

Tudo começou 1828 com a chegada Adam Emmerich, sua mulher Margaretha e seus quatros filhos Piter, Anton, Maria e Maria Gertrud a bordo do brigue  Marquez  de  Vianna  em  12  de  novembro de 1828 na cidade de Nossa Senhora do Desterro,hoje Florianópolis.          Estabeleceram-se em São Pedro de Alcântara,  estado  de  Santa  Catarina  na  localidade denominada Loro.       Permaneceram como agricultores e professavam a religião católica apostólica romana.         Na ocasião do censo de 1830 já estavam residindo em  São José-SC.        Por volta de 1835 seu filho de nome Anton Emmerich mudou-se para a cidade de Torres-RS.                   Casou com Mariana Magnus e depois com Maria José da Silva em 29/03/1875. Faleceu em 1886

                                       Anton Emmerich teve  seu nome mudado para  Antonio Francisco Emerim por motivos ainda desconhecidos.      Suspeita-se que os padres da época (1840) alteraram  o  sobrenome  para  facilitar  a  pronúncia. Antonio Francisco virou comerciante na cidade de Torres -RS.

Antonio   Francisco  Emerim  teve  cinco  filhos  com  Mariana  Magnus  Pedro Antonio  Emerim,  João  Antonio Emerim,  Antonio  Francisco  Emerim  Junior, Quintiliano Antonio Emerim, Catharina Maria Emerim.    Os seus filhos e netos estão presentes  nesta  pesquisa  sendo  que  alguns  com  data  de  nascimento e morte.

 Veja nas páginas seguintes genealogia dos descendentes dos patriarcas. 

                   Bibliografia

Os dados especificados nesta pesquisa foram coletados nas seguintes fontes:

1- Torres - RS = Cartórios e igrejas

2- São João do Sul = Cartório

3- Sombrio = Cartórios e igrejas

4- Caxias do Sul = Mitra diocesana

5- Osório = Mitra diocesana e cartórios

6- Porto Alegre = Institutos geográfico e histórico

7- Livros: - Colônia de São Pedro de Alcântara “Um pouco de sua história” de José Krás Selau

8- Vale das Três Forquilhas de Nilza Huyer Ely e Vera Lúcia Maciel Barroso - São Pedro de Alcântara “A primeira colônia alemã de Santa Catarina” Aderbal João Fhelippi.

9- Pesquisas na internet Foram contatadas pessoas interessadas neste tema.

                            





Assine o meu Livro de Visitas!

Escreva para mim!

1735

 

Home





.